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6 dicas de como melhorar a experiência do seu cliente na hora de servir um bom vinho

Você sabe o que significa Savoir-vivre? A expressão de origem francesa quer dizer ter conhecimento, prática dos costumes da vida social e ainda habilidade de lidar com os seres humanos, em geral.

Em nosso trabalho o que mais precisamos ter é habilidade para lidar com os clientes. Os apreciadores de um bom vinho estão sempre em busca de novas experiências, seja de sabor, cor ou aroma.

E cabe a você melhorar a experiência desse cliente na hora de apresentar um bom vinho. O vinho em taça é um sucesso na Europa e Estados Unidos, e segundo pesquisas, uma experiência única para seu público.

Assim, resolvemos trazer 6 dicas para que você transforme a experiência dos seus clientes. Veja como apresentar as melhores taças de vinho que ele já provou na vida!

Vamos lá!

1. Sempre disponha de variadas opções de vinho.

É importante você oferecer variadas opções de vinho para os seus clientes. Descrições completas e atraentes irão, com toda a certeza, deixá-los mais curiosos na hora da escolha.

Sempre disponha de informações importantes como, por exemplo, nome completo, safra e varietal. Além disso, impressione os seus clientes com dados opcionais, como:

  • Nome da vinícola
  • Graduação alcoólica
  • A casta e o produtor
  • Menu explicativo com o vinho ideal para cada ocasião
  • Dicas de harmonização.

Mesmo os que não se preocupam muito com esses detalhes, podem ficar interessados pela oportunidade de novos conhecimentos.

É importante destacar também que, quanto mais os clientes souberem sobre o vinho, mais eles se sentirão confortáveis para experimentá-lo.

2. Disponha de uma excelente apresentação visual para o vinho

Apesar da carta de vinhos ser uma excelente ferramenta de apresentação das seleções de vinhos, ela não deve ser o único meio para estimular a curiosidade dos seus clientes.

Sabemos que o ser humano é muito visual, existe até aquele ditado, “comer com os olhos”. A verdade é essa, a primeira coisa que atrai é a aparência.

Assim, considere uma apresentação bonita e visível do produto, se preocupe também com as taças, elas devem ser convidativas, devem “falar” ao paladar do cliente. Pense em uma experiência inesquecível que ele irá sugerir aos amigos.

3. Incentive a prova de vários tipos de vinho

A regra fundamental da elegância na hora de servir um bom vinho é simples: menos é mais. A dica é nunca encher a taça até a borda. O ideal é servir aproximadamente 120 a 150 ml. Uma experiência realmente marcante, é aquela em que ele poderá tomar mais que uma taça de vinho.

Outra forma de impressionar é oferecer o vinho em taça somente para degustar, ou seja, com metade da quantidade padrão, entre 60 e 75 ml. A prova é uma excelente forma de o cliente ter novas experiências e, ao mesmo tempo, consumir mais.

4. Celebre o cliente individual e fora do horário convencional

Quer impressionar ainda mais? Então, ofereça vinho em taça para os primeiros clientes e os de fim de noite, especialmente, combinado com ofertas de harmonizações com pequenos pratos e aperitivos. Torne a taça de vinho o elemento principal, faça o prato acompanhar o vinho.

5. Enfatize a educação dos colaboradores

Segundo um dos programas de vinho em taça de maior sucesso, nos Estados Unidos, no Fleming’s Prime Steakhouse & Wine Bar, a educação dos colaboradores é potencialmente o componente mais importante de qualquer programa de vinho em taça de sucesso.

Assim, treine sua equipe, faça com que todos os seus colaboradores, envolvidos no processo de atendimento ao cliente tenham antes a própria experiência. Encante-os com deliciosas taças de vinho.

Nada melhor do que conhecer o produto para oferecê-lo. Lembre-se que ninguém vende bem o que não gosta, o que não conhece. Isso com certeza, irá aumentar as vendas de vinho em taça.

6. Explore o elemento surpresa

Para educar, encantar o cliente e instigar o seu interesse apresente vinhos mais raros na sua carta. Priorize produtores menores e variedades exclusivas.

Você já notou quantos países oferecem ótima qualidade de vinho e nossos clientes acabam sempre se restringindo a Chile, Argentina e França?

Então, o momento é inovar, oferecer aos clientes a experiência de degustar uma taça de por exemplo um vinho “israelense” ou “esloveno”!

Trate o cliente como você gostaria de ser tratado, ofereça a taça de vinho que você escolheria para um momento especial na sua vida! E lembre-se, sua melhor propaganda é a que ele vai fazer ao sair do seu estabelecimento.

Quer saber mais sobre o assunto? Ficou alguma dúvida? Deixe aqui sua opinião ou entre em contato!