Notícias

Acompanhe as novidades sobre o mundo dos vinhos.

Wine Bar, afinal, você sabe exatamente o que é ?

Que tal oferecer para o seu cliente uma experiência única, onde ele encontrará os mais variados vinhos em taça pagando somente pelo o que consumir? É isto mesmo! Estamos falando do wine bar, um espaço gastronômico diferente, que oferece um serviço de preservação de vinhos em taças.

O wine bar, que já é uma famosa estratégia para vender vinhos em taça nos EUA e na Europa, está conquistando os empresários brasileiros.

Mas o que é exatamente um wine bar? Como ele funciona? Quais as suas vantagens?

Vamos, lá! Explicando “taça” por “taça”!

O que é um Wine Bar? 

O wine bar é um novo conceito de espaço gastronômico que surge com uma proposta diferenciada. Ele oferece preferencialmente, vinhos em taça de diversos países, sem desperdício e proporcionando momentos únicos aos seus frequentadores. 

O objetivo do wine bar é fazer do lugar um ponto de encontro não apenas para beber e socializar, e sim, para aprender mais sobre a arte que há por trás de uma boa taça de vinho.

Alguns, no entanto, também servem outros tipos de bebida, mas o diferencial são os vinhos em taça e petiscos que harmonizam entre si.

Como funciona um Wine Bar?

No wine bar, o cliente tem a autonomia de escolher e provar diferentes tipos de vinho sem precisar comprar uma garrafa específica. Ele pode comprar 120 ml de um vinho, 150 ml de outro, assim por diante.

Acontece que essas garrafas de vinho ficam em “wine stations” (estações de vinho), de alta tecnologia que conservam a bebida em seu estado e temperatura ideal – próprios para o consumo em até 60 dias. As “wine stations” possuem todas as informações sobre vinho como, safra, país, etc.

Isso faz com que o cliente tenha a liberdade de entender, escolher e se servir à vontade da própria taça. Ele terá uma experiência única conhecendo e apreciando vinhos de diversas vinícolas.

As wine stations também  facilitam o atendimento aos clientes, por exemplo em um grupo de amigos.  Eles não precisam consumir o mesmo vinho, cada um, pode escolher o vinho que melhor lhe agrada e que harmonize com o tipo de prato escolhido por ele.

Vale ressaltar que a prova é uma grande aliada no que diz respeito ao obstáculo para a compra. E, logo, a degustação leva a um volume maior de compras e uma maior experiência geral do cliente.

Quais sãos as vantagens para o seu negócio?

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), somente em 2014, previu um crescimento de 20% para o mercado de vinhos em taça no país. Ainda de acordo com Ibravin, a venda de vinhos em taças propicia ao estabelecimento o aumento das vendas no valor médio da taça e diminui seu desperdício.

Levando em consideração que a dose média servida para os americanos é entre 120 e 150 ml, o que equivale a aproximadamente cinco a seis taças por garrafa, um sistema de conservação automatizado com controle de dosagem irá garantir que seus lucros sejam medidos com precisão e maximizará cada dose.

Assim, o seu negócio terá os ganhos aumentados no programa de vinhos em taça.

Perda e desperdício de produtos pode ser um grande impedimento para um estabelecimento obter ganhos. Novos desenvolvimentos tecnológicos em sistemas de preservação de vinhos podem monitorar o serviço de cada taça.

Podem controlar também, o serviço de cada funcionário, colocando o controle e os lucros de volta às mãos do empresário.

Então, ficou claro para você o que é um Wine Bar? Restou alguma dúvida? Ou gostaria de compartilhar a sua experiência conosco sobre este tipo de negócio?

 Deixe aqui sua opinião ou entre em contato!